Coordenador : Eduardo Picanço Cruz
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389592.2206.93181.26032023
Departamento/Setor: STE
Área Temática : Trabalho
Tipo: Programa
Publico Alvo : Prefeituras e organizações (públicas ou privadas) e seus atores: empresários, gestores, funcionários, etc.
Local de atuação: Niterói - Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF
Objetivo
Objetivo Geral - Monitorar oportunidades ligaças à inovação e a atividade empreendedora em empresas, prefeituras e organizações (públicas ou privadas) para a celebação de acordos de cooperação e capacitação. Objetivos Específicos - capacitar diversos tipos de atores (empresários, gestores, funcionários, etc) para lidarem com o ambiente empreendedor e de inovação; - oferecer cursos de curta duração sobre temas afins de gestão e empreendedorismo; - aumentar o envolvimento da comunidade acadêmica com o ambiente externo à universidade.
Resumo
O presente programa pretende reunir professores do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da UFF, experts voluntários externos, discentes de graduação e de pós graduação, para dialogar sobre empreendedorismo e inovação e buscar parcerias para desenvolvimento de ações específicas. O grupo se reunirá regularmente via plataforma virtual (Google Meets) ou presencialmente (quando possível) para apresentar e discutir acerca de oportunidades / problemas identificados nas diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro, com foco prioritário para a cidade de Niterói. Após a exposição do caso o grupo tentará propor soluções de modo que sejam realizados novos projetos ou cursos de extensão com vistas a atender a essas questões. Neste sentido, espera-se que sejam gerados projetos para treinamento, mentoria de negócios, acompanhamento e fomento à inovação e ao empreendedorismo local.